quarta-feira, 10 de novembro de 2010

LEVANTAI-VOS!

Voz Do Trono
"Levantai-vos, mulheres, que estais sossegadas, e ouvi a minha voz; e vós, filhas, que estais tão seguras, inclinai os ouvidos às minhas palavras" - Isaías 32:9.

Uma irmã nos escreveu solicitando que comentássemos o texto de Isaías 32:9. Temos que analisar todo o capítulo para apresentar conclusões primeiramente históricas e talvez possíveis lições para nosso tempo presente.

O texto começa proclamando uma sociedade transformada, cujos efeitos físicos e materiais são reflexo de um espírito excelente: "EIS que reinará um rei com justiça, e dominarão os príncipes segundo o juízo" - (Isaías 32:1). É óbvio que o profeta neste momento fala do reinado do Messias, pois, o "rei" que reinará é sem dúvida Jesus!

Todavia, de repente o profeta passa falar de acontecimentos bem próximos e que de certa forma tinham a ver com as mulheres despreocupadas. Observa-se isto entre os versículos 9-15. Devia haver um grupo de mulheres ímpias e influentes na corte, que se opunham a tudo quando o profeta Isaías defendia. Uma referência a esta observação se encontra em Isaías 3:12 que diz: "Os opressores do meu povo são crianças, e mulheres dominam sobre ele; ah, povo meu! Os que te guiam te enganam, e destroem o caminho das tuas veredas". Aliás, o profeta já havia denunciado a arrogância, a luxúria, a insensatez e o mundanismo de tais pessoas. As tais eram as seguidoras da última moda em Jerusalém. (Isaías 3:16-26). Segundo consta, eram as que dançavam na festa da colheita, pois, realizavam sua "arte" em meio à lascívia e gaiatice. Assim, o profeta se levanta como arauto do Senhor para denunciar que desastres sobreviriam a Israel e Judá, através, de ataques dos assírios e babilônios, portanto, melhor seria que se lamentassem, do que celebrassem com tanto entusiasmos tais festividades. As descuidadas mulheres de Israel e Judá estavam sendo chamadas para OUVIR e OBEDECER à palavra do profeta. As danças no texto falam entre outras coisas de frivolidades da vida!

As mulheres nunca deixaram de serem importantes, todavia, no tempo pós-moderno elas têm ocupado lugares de destaque em toda sociedade. No meio evangélico não é diferente! Assim, creio eu que muitas mulheres que se encontram sossegadas ou mesmo desanimadas precisam se levantar e ouvir a voz da Palavra de Deus assumindo de fato e de verdade seu papel de mulher sábia que anda em "submissão", ou seja, como co-autoras da missão de seus maridos. Levantem-se e batalhem por seus lares, casamentos, filhos, mas que o façam inclinando os ouvidos a Palavra do Senhor, que é lâmpada para nossos pés e luz para nossos caminhos. Não se acomodem diante das frivolidades que a vida abundantemente oferece.

Encontramos muitas mulheres desanimadas, com o potencial que Deus já lhes deu apagado, cabisbaixas. Crêem que se sossegarem estão dando já sua contribuição para esta geração, mas a ordem é LEVANTAI-VOS MULHERES! 

Você tem se levantado por sua causa? Se ela (a causa) estiver em linha com a Palavra de Deus não desanime! Siga em frente, pois, o Senhor é contigo.

Os que vivem despreocupadamente; os chamados "crentes nominais" acabam trazendo aflição sobre seu viver por não observarem os preceitos bíblicos de um viver "no mundo", mas não conformado com ele - ou - sem a "forma de" o mundo! (Romanos 12:1-2).

por Vilson Ferro Martins - www.vozdotrono.com.br

*Manual Bíblico - H.H.Halley - p.269
*AntigoTestamento Interpretado - R.N.Champlin - p. 2882.

Nenhum comentário: